Quem cuida de uma casa sabe o quanto é bom ter uma pilha de roupas limpas, cheirosas e macias. Mas lavar e secar roupas é normalmente um problema na vida agitada do Brasil atual. Muitas vezes, se tem um tempo limitado durante a semana para dar conta de lavar e secar tudo que é necessário e – dependendo da região e do clima – é preciso esperar várias horas (quando não dias) para que as roupas fiquem completamente secas. Ou, pode ser que se tenha pouco espaço disponível no varal, o que torna praticamente impossível lavar e secar todas as roupas de uma vez só.

Como, então, é possível resolver estes dilemas, de forma econômica e conveniente, sem sustos na hora de pagar a conta de luz, e – melhor ainda – sem gastar muito tempo para secar e passar as roupas? Assim sobrando mais tempo durante a semana para outras atividades, proporcionando uma forma eficiente de cuidar da casa e viver uma vida confortável?

A secadora a gás Rinnai é uma parceira perfeita para a sua lavadora convencional, e uma ótima solução para quem passa por esses perrengues na hora de lavar roupas. Com a secadora a gás Rinnai, o resultado é uma maior quantidade de roupas secas em menos tempo.

Mas qual a vantagem em se ter dois eletrodomésticos que exercem funções diferentes, sendo que existem aparelhos que exercem ambas as funções, lavar e secar? Bem, para responder, precisamos primeiramente entender as diferenças entre esses aparelhos.

Qual a diferença entre uma “lava e seca” e uma secadora a gás?

Para falarmos sobre suas diferenças, temos que, antes de tudo, entender o funcionamento e utilidade de cada eletrodoméstico.

A “lava e seca”, como o nome propriamente diz, possui duas funções: lavar e secar, descartando o trabalho de pendurar as roupas em um varal. Ela funciona da seguinte forma: dentro da máquina há um sistema de ar quente, produzido por meio de um aquecedor elétrico e ventilador integrados ao eletrodoméstico. Ao finalizar o processo de lavagem e centrifugação, esse sistema de ar quente retira a umidade das roupas, que é condensada junto com a água fria, e essa água é escorrida pelo sistema de drenagem do aparelho.

Uma máquina “lava e seca” funciona com ciclos de lavagem e secagem, dependendo do tipo de roupas e a quantidade que precisa ser lavada. Apesar de ser uma boa solução, normalmente o ciclo completo tem uma duração muito longa, que pode chegar a algumas horas. Consequentemente, o aparelho consome um nível considerável de energia elétrica, e todo o processo acaba sendo muito demorado uma vez que você terá que esperar acabar todo o ciclo antes de começar a lavar mais uma quantidade de roupas.

Diferentemente de uma “lava e seca”, a secadora a gás da Rinnai tem como exclusiva função secar as roupas, o que também elimina o trabalho de pendurá-las em um varal. Seu sistema de secagem funciona da seguinte forma:

Utilizando dois aparelhos distintos, cada um com sua função, é possível lavar uma quantidade de roupas, pôr para secar e enquanto o processo de secagem está em andamento mais roupas podem ser lavadas. Deste modo, potencialmente um maior volume de roupas estarão lavadas e secas em menor tempo.

Vantagens de uma secadora a gás

Uma secadora a gás facilita de muitas maneiras a vida e rotina da sua família. A seguir, algumas vantagens e benefícios que são proporcionados por este tipo de aparelho.

Flexibilidade

A secadora a gás não precisa ser usada em sua capacidade máxima para ter uma boa eficiência. Ela pode ser utilizada para secar pequenas quantidades de roupa, até mesmo uma única peça, e o programa automático irá detectar o tempo de funcionamento necessário para o mesmo, sem desperdício de energia e gás.

Isso é uma grande vantagem para pequenas “emergências” do dia-a-dia, por exemplo, lavar e secar rapidamente uma peça de roupa que se sujou antes de sair para trabalhar ou uma festa. Um adeus às manchas de pasta de dente!

Melhor qualidade da secagem

O sistema de ar quente da secadora a gás traz significativas vantagens em relação ao sistema utilizado em secadoras elétricas, e, também, em relação a secagem natural em um varal.

O aquecimento age de forma bastante suave nas fibras do tecido, mas sem afetar a sua estrutura. Isso evita problemas de encolhimento (estando o programa de secagem selecionado adequado ao tipo de tecido). Um outro benefício é que a roupa fica menos amarrotada e mais macia, facilitando o trabalho posterior de passar, e dependendo do tipo de roupa até o eliminando.

Por retirar a umidade da roupa de forma gradual e completa, as roupas também não ficam com cheiro de molhadas e minimizando o risco de proliferação de mofo ou bactérias.

Mais cheirosas e macias sem agredir o tecido, as roupas duram mais e proporcionam ainda mais economia.

Programas de secagem de acordo com o tipo de tecido

A secadora a gás da Rinnai, está preparada para atender a todos os tipos de tecidos, desde as mais delicadas, como meias ou peças íntimas, até os tecidos mais pesados, como calças jeans ou edredons, para cada tipo de tecido há um processo de secagem adequado, dessa forma suas roupas sairão da máquina secas e macias, prontas para serem passadas.

Escolher o processo de secagem é muito importante para o cuidado com as roupas.

Secagem de calçados

Tênis e outros calçados de tecido podem também ser secados após lavados na secadora a gás, utilizando-se da bandeja apropriada (que acompanha a secadora). Mais uma vez, a secagem rápida e eficiente da secadora a gás minimiza odores, melhora o conforto e preserva o calçado.

Controle e acompanhamento digital de todo o processo

A secadora a gás Rinnai possui um painel de controle em sua parte frontal.  Através dele é selecionado o processo apropriado e o tempo necessário de acordo com o tipo de tecido e quantidade de roupas; ou entrar no modo de identificação automática do tempo necessário para secagem. Em funcionamento, também pode-se acompanhar todo o processo da secadora, o tempo restante e a finalização.

O tipo de ciclo é determinado a partir do tipo de tecido. Por exemplo, para calças jeans ou agasalhos é indicado selecionar o processo “PESADO”, que é indicado para roupas de tecido mais grosso. A secadora funciona automaticamente depois de identificar o volume e as condições do microprocessador, buscando encontrar de forma precisa o melhor processo de secagem (apenas as opções “GERAL” e “DELICADO” tem a escolha de alterar o timer). Depois de selecionado o processo, você poderá acompanhar todo o ciclo de secagem.

Sistema de Autodiagnóstico

A secadora a gás Rinnai possui um sistema que diagnostica automaticamente qualquer falha apresentada no processo, informada por um código que aparece no painel. Se o aparelho interromper o funcionamento durante o processo de secagem, deve-se checar o código e identificar no manual do usuário os procedimentos corretos, alguns deles que podem ser executados pelo próprio usuário. Por exemplo, quando a indicação “limpar filtro” acender junto com outro número no painel, é sinal de que o filtro está bloqueado por resíduos (fiapos de roupa, geralmente). O processo de limpeza é bastante simples e detalhado no manual, deve ser executado antes de se iniciar uma nova secagem.

Em outros casos, é necessária a intervenção de um profissional. O procedimento do manual indicará quando isso é necessário de acordo com o código de erro apresentado, e a sua identificação correta já é um auxílio para que o profissional possa diagnosticar e corrigir o problema com agilidade.

Também que é essencial manter a manutenção preventiva em dia, dessa forma o uso da secadora é mais seguro e o risco de o aparelho apresentar problemas é menor. Consulte uma assistência técnica autorizada, e entenda mais sobre a importância da manutenção preventiva. 

Tamanho compacto

Em muitos lares a quantidade de roupas a ser lavada é limitada pelo espaço que existe para pendurá-las, e não é possível lavar mais roupas enquanto as que já foram lavadas não estiverem secas. E, normalmente, uma família tem bastante roupa para lavar. Por isso, muitas vezes, as roupas são “categorizadas” (roupas de uso, de cama, etc) e lavadas em alguns dias da semana para dar conta de todo o volume.

Com a secadora a gás é possível contornar a questão do espaço, pois além de ser funcional e prática, ela é perfeita para ambientes reduzidos – onde não é possível estender uma grande quantidade de roupas no varal. A vantagem da secadora a gás é que ela pode ser instalada em um suporte suspenso, e uma sugestão interessante é posicioná-la logo acima da máquina de lavar roupas. Isso facilita o processo, uma vez que não será necessário muito esforço para transportá-las de um aparelho a outro.

Instalação simples

Não há necessidade de “grandes” reformas na residência, necessitando se atentar à sustentação do suporte (se for utilizado), à alimentação elétrica, à exaustão e ao ponto de alimentação de gás. A secadora está disponível em modelos compatíveis com gás natural (GN) ou com gás liquefeito de petróleo (GLP), devendo ser verificado qual o tipo de gás disponível no imóvel para a aquisição do modelo correto. Por ter um baixo nível de potência e emissão de monóxido de carbono, o sistema de exaustão pode ser instalado com um duto ou sem o uso do mesmo.

Todo equipamento a gás deve, de acordo com a norma técnica ABNT NBR 13.103, ter sua instalação executada por um profissional capacitado para tal. A Rinnai não recomenda, de maneira alguma, que esse tipo de aparelho seja instalado pelo próprio usuário, e além da NBR 13.103 todas as outras normas vigentes e regulamentos específicos municipais e estaduais devem ser observados. Uma instalação inadequada pode afetar negativamente o desempenho do aparelho e muitas vezes causar acidentes que podem prejudicar o imóvel e principalmente a saúde dos moradores na residência.

Baixo consumo de gás

O consumo de gás de uma secadora é muito baixo, comparável ao de um fogão comum. Por isso, não demanda muita infraestrutura de rede de gás, inclusive podendo (em casas) funcionar com um botijão de gás do tipo P-13.

Uma solução confortável

Além dessas características que facilitam o trabalho de cuidar das suas roupas, a secadora a gás, assim como outros produtos da Rinnai, procura levar o conforto para você e sua família, visando sempre a melhor solução, criando um estilo de vida mais saudável.

Clique para ver características da secadora de roupa a gás Rinnai